segunda-feira, 19 de julho de 2010

SEGUNDA CHAMADA - O MENININHO


Era uma vez um Menininho. Uma manhã, quando o menininho estava na escola, a professora disse:
- Hoje nós iremos fazer um desenho.
- Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de fazer desenhos.
Ele podia fazê-los de todos os tipos: leões, tigres, galinhas, vacas, trens e barcos. Ele pegou a sua caixa de lápis e começou a desenhar. Mas a professora disse:
- Esperem um pouco! Ainda não é hora de começar!
E ela esperou que todos estivessem prontos.
- Agora! disse a professora. Nós iremos desenhar flores.
Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de desenhar flores e começou a desenhar flores com lápis rosa, laranja e azul. Mas a professora disse: - Esperem! Vou mostrar como fazer. E a flor era vermelha com caule verde. - Assim! disse a professora. Agora vocês podem começar.
Então ele olhou para a sua flor. Ele gostava mais de sua flor, mas não podia dizer isso. Ele virou o papel e desenhou uma flor igual à da professora. Uma flor vermelha com caule verde.
Num outro dia, quando o menininho estava em aula, ao ar livre, a professora disse:
- Hoje iremos fazer alguma coisa com barro.
Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de barro. Ele pensou que podia fazer todos os tipos de coisas com o barro: elefantes, camundongos, carros, caminhões. Ele começou a amassar a sua bola de barro. Mas a professora disse: - Esperem! Não é hora de começar. E ela esperou que todos estivessem prontos.
- Agora, disse a professora, nós iremos fazer um prato.
Que bom! pensou o menininho. Ele gostava de fazer pratos de todas as formas e tamanhos.
A professora disse:
- Esperem! Vou mostrar como se faz. E ela mostrou a todos como fazer um prato fundo.
- Assim! disse a professora. Agora vocês podem começar.
O menininho olhou para o seu próprio prato. Ele gostava mais do seu prato do que o da professora, mas ele não podia fazer isso. Ele amassou o seu barro numa grande bola novamente e fez um prato igual ao da professora. Era um prato fundo.
E muito cedo o menininho aprendeu a esperar e a olhar e a fazer as coisas exatamente como a professora.
E muito cedo ele não fazia mais coisas por si próprio.
Então aconteceu que o menininho e sua família se mudaram para outra casa, em outra cidade, e o menininho tinha que ir para outra escola.
E, no primeiro dia, ele estava lá, e a professora disse: - Hoje, nós vamos fazer um desenho.
Que bom! pensou o menininho, e ele esperou que a professora dissesse o que fazer.
Mas a professora não disse nada. Ela apenas andava na sala. Veio até o menininho e disse:
- Você não quer desenhar?
- Sim, disse o menininho, mas o quê vamos desenhar?
- Eu não sei, até que você faça, disse a professora.
- Como eu posso fazê-lo? perguntou o menininho.
- De maneira que você gostar, disse a professora.
- E de que cor? perguntou o menininho.
- Se todo mundo fizer o mesmo desenho e usar as mesmas cores, como eu posso saber quem fez o quê?
E qual o desenho de cada um?
- Eu não sei, disse o menininho.
E começou a desenhar uma flor vermelha com o caule verde. 
(Helen Buckley)

Triste, né?!!!! Pois é!!! Pra repensar o modo como estamos educando as nossas crianças!!!!

2 comentários:

  1. Andréia...
    Parabéns prá nós pelo Dia do Amigo (hoje, 20/07)... te considero uma amigona, sabes disso! E apesar de todo meu distanciamento, isolamento e momentos de fuga... continuas minha amiga... isso é o verdadeiro amigo. Está ali, apesar de tudo!
    Bjão lindona e uma ótima terça.

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  2. Xuxu, vc também é uma grande amiga...Parabéns pra nós, amigos de verdade!!!! Mil bjos.

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